terça-feira, 10 de março de 2009


QUEM É O NOSSO PASTOR? Sl 23.1


· Esta frase foi dita por Davi que sabia muito bem o que estava falando. Antes de ser rei de Israel, ele era pastor de ovelhas, cuidava do rebanho do seu pai nas colinas de Israel.
·
· Nos seus momentos de envolvimento com as ovelhas, ele descobriu que entre o pastor e as ovelhas existe um relacionamento de confiança e cuidados.
·
· As suas ovelhas confiavam nele, na sua direção, na escolha do alimento, na escolha do caminho, na escolha do lugar para beber água; na segurança e proteção contra os perigos dos animais selvagens, dos lobos e ladrões.
·
· Então ele escreveu a sua experiência de pastorear suas ovelhas, comparando-a no seu relacionamento com o Deus de Israel.


· Deus era o seu pastor, ele era ovelha do seu rebanho, e assim como ele cuidava das suas ovelhas, dando-lhe segurança, alimento, proteção, não deixando falta nada, também o Senhor cuidava dele, não lhe deixando faltar nada.


No relacionamento ovelha-pastor e pastor-ovelha, existem lições importantes que devemos observar, que com certeza, faz toda a diferença no nosso relacionamento com Deus e a sua igreja.
Vejamos algumas lições valiosas:


Primeira Lição:

As ovelhas confiam em seu pastor porque ele entra pela porta da legalidade.


· Essa confiança é baseada no relacionamento, na convivência da ovelha com o pastor.
· Ela sabe que o seu pastor é verdadeiro, ele não é um estranho, mais um amigo que demonstrou pelo seu sacrifício e cuidado que não é mercenário – João 10.1.


Segunda Lição:

As ovelhas sabem que não têm dois ou mais pastores, mas, um só pastor.


· Essa questão é crucial para o estabelecimento de um relacionamento supridor.
· As ovelhas não vivem seguindo qualquer pastor, não comem qualquer alimento e nem bebem nenhuma água das mãos de outro pastor a não ser do seu, pois ela sabe que ele lhe quer bem e não vai lhe fazer mal nenhum –João 10.2.


Terceira Lição:

As ovelhas conhecem a voz do seu pastor.


· A ovelha que pertence ao rebanho do verdadeiro pastor tem a característica de ouvir e segui a voz do seu pastor, de conhecer a voz do seu pastor entre todas as outras vozes.
·
· Ovelhas que ouvem a voz dos críticos e afeta a sua disposição em segui e servir a Deus na igreja não tem o Senhor como o seu pastor, mais a voz dos críticos e fofoqueiros como o seu pastor, pois está ouvindo a sua voz.
·
· Ovelhas que ouvem as outras ovelhas doentes falar mal da igreja de Jesus, e seguem os seus conselhos deixando de congregar, indo a qualquer lugar, não tem o Senhor como seu pastor, mais, as ovelhas doentes pois dar ouvidos a sua voz.
·
· As ovelhas que ouvem a voz do desânimo, da discórdia, da separação, tornando-a rebelde, desobediente a Deus, sua palavra e sua igreja, não tem o Senhor como o seu pastor, mais, a voz dos demônios que tem pastoreado a sua vida.
·
· Quem é o seu pastor? A resposta é: Qual voz você tem ouvido e obedecido? João 10.4-5.


Quarta Lição:

As ovelhas conhecem o seu pastor e são conhecidas por ele.


· Não há confusão sobre a identidade de quem é o seu pastor - João 10.14.
·
· Nem todos os crentes que dizem que o Senhor é o seu pastor tem o Senhor como seu pastor.
·
· Baseado nestas afirmações queremos declarar que nem todos os crentes que estão dentro das igrejas, são ovelhas de Jesus Cristo, basta vê a maneira como muitas vivem.
·
· Muitas são pastoreados pela televisão, pelo rádio, pelos Cds, pelos congressos, pelos amigos, pela família, pelas ovelhas doentes, pelas idéias bíblicas pré-concebidas sem base doutrinária, pela vontade própria, desânimo, incredulidade, dúvidas, pelos demônios.
·
· Como resultado desta falta de identidade entre pastor e ovelhas, vemos hoje na história da igreja tantos doentes, tristes, deprimidos, separados, infelizes, descompromissados, oprimidos, desorientados, pobres, infrutíferos, desestruturados, superlotando as igrejas evangélicas.


CONCLUSÃO


Que tipo de ovelha você é?
Quem é o Seu pastor?

Quem você está ouvindo a voz e seguindo?
Que Deus nos ajude a ser como Davi, que conhecia o seu pastor e era conhecido por ele, tornando-se um exemplo de crente que aprendeu a se relacionar como ovelha necessitada desesperadamente do seu pastor.


FONTE: http://www.igrejabatistadotirol.com.br/biblico/ler.asp?cod=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário