BUSCANDO A VONTADE DE DEUS




Uma das perguntas mais freqüentes que ouvimos é “Como é que eu posso saber a vontade de Deus sobre ...”.


Às vezes é uma questão de relacionamentos (namorar com esse, ou não; casar com aquele, ou não).


Outras vezes a dúvida é em relação a emprego, mudança de cidade, escolha de carreira, etc.
Às vezes tem-se bastante tempo para buscar a resposta.



Outras vezes a resposta precisa ser encontrada numa questão de horas.


1. Oração - Tg 1:5-6


* Deus promete dar sabedoria e discernimento a todos que pedem. Precisamos pedir a Deus. Precisamos pedir com fé.


* Antigamente eu orava muito quando precisava de uma resposta ou ajuda, e muito pouco quando estava tudo bem.


* Precisamos nos habituar a orar constantemente a Deus, para conhecê-Lo melhor. Quanto mais nós O conhecemos, melhor entenderemos a Sua vontade.



* Parte da maneira como Deus se revela para nós não é apenas através de respostas momentâneas, mas, através de um contato prolongado e profundo.


* Procure melhorar seu relacionamento com Deus em oração e, surpreendentemente, você verá que as respostas dEle às suas dúvidas virão de forma cada vez mais tranqüila e natural.


2. A Palavra - Rom 12:1-2


* Nossas mentes tendem a fazer decisões baseadas em modelos de pensamento, e valores anteriores à nossa conversão, ou seja em valores do mundo.


* Esses valores podem nos levar a decisões erradas. Só a mente renovada pela palavra de Deus pode fazer boas decisões.


* Podemos procurar passagens que ensinam sobre a nossa dúvida quanto à vontade de Deus, ou passagens que nos dão princípios bíblicos para nos guiar. Em tudo, precisamos estar orando para Deus nos orientar.


3. A orientação do Espírito Santo - Sl 143:10


* O Cristão tem o Espírito Santo como guia. Precisamos pedir a ajuda dEle. Ele provavelmente não falará em meu ouvido. Mas ele tocará em meu coração e operará em minha mente para me ajudar a conhecer a vontade de Deus.


* Gal 5:25 - Andando pelo Espírito deixamos para trás escolhas que levam às paixões e desejos carnais.


* Vivemos orientados pelo Espírito. Qualquer decisão impura ou egoísta não pode ser do Espírito, enquanto o amor e a fidelidade caracterizam o andar pelo Espírito.


* Leia sobre as obras da carne (Gal 5:19-21) e o fruto do Espírito (Gal 5:22-24) e você terá uma boa idéia de como será andar pelo Espírito.


* Rm 8:6 - Quando estamos sendo guiados pelo Espírito, sentimos paz em relação às nossas escolhas e decisões.


* Se você não tem paz relativo a uma decisão, ore a Deus e busque a vontade dEle por outros meios. É bem possível que a escolha que você está pensando em fazer não seja a vontade de Deus.


4. Buscando Conselhos de Cristãos maduros - Pv 12:15; 15:14; 18:15; 20:18


* Em 1 Reis 12, Roboão, um dos filhos de Salomão, um dos homens mais sábios da Bíblia, ao em vez de escutar os conselhos dos anciãos de Israel, escutou seus jovens amigos, e assim dividiu ao povo de Israel.


* É mais sábio procurar uma pessoa com experiência e bom exemplo na vida Cristã. Este homem ou esta mulher geralmente terá melhores condições de nos indicar qual seria a vontade de Deus.


* Você conhece algumas pessoas em cujas vidas você vê Jesus? Procure os conselhos destas pessoas. Novamente, ao invés de esperar para a hora decisiva, é melhor começar a desenvolver estas amizades bem antes. Assim, teremos mais confiança na orientação desses irmãos mais maduros.


5. Portas abertas - At 16:6-7


* Paulo queria ir para a Ásia. Deus tinha outros planos. Deus fechou portas no caminho de Paulo. Paulo acabou indo a Filipos, onde uma igreja importante foi fundada.


* Deus quer nos mostrar o caminho. Só Ele pode nos mostrar a direção certa. Salmos 25:4-5


* Se você quer seguir algum caminho, namorar ou casar com uma determinada pessoa, ou alcançar algum objetivo, se isto for a vontade de Deus, as portas vão abrir.


* Se não for, você pode forçá-las, mas pode depois vir a se arrepender devido ao que encontrar do outro lado daquelas portas.


CONCLUSÃO:


* Esteja sempre atento para a vontade de Deus e para as portas abrindo ou fechando de acordo com Sua vontade.


* E, lembre-se, é mais fácil saber o que uma outra pessoa realmente quer quando você conhece bem aquela pessoa.


* Certamente Deus irá revelar a vontade dEle para nós. Mas, quanto mais O conhecermos, mais claramente entenderemos e ouviremos Sua vontade. Por isso é bom desde já buscar conhecer cada vez mais a Deus.


Deus te abençoe.



FONTE: de Dennis Downing / http://www.hermeneutica.com.br/mensagens/vontade.html


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem