QUEM PODE ALISTAR-SE PARA A GUERRA? Jz 6.34,35; 7.2-8


* Deus quer encontrar soldados que estejam prontos e qualificados para a guerra. Ele fará uma revista para saber como estão os seus soldados.


* A igreja de Jesus é qualificada como o exército de Deus sobre a terra, e sem dúvida o é, porque tem lutado a quase dois mil anos contra o mal, contra o pecado e contra satanás; que também tem seu exército, e que luta contra a igreja de Jesus Cristo. É a maior guerra.


* Mas como está o exército de Deus? Creio que tem perdido um pouco de seu entusiasmo, tem esmorecido diante de lutas importantes. Este exército às vezes tem se mostrado fraco na luta contra o pecado e satanás e às vezes tem sido vencido.


* Deus deseja saber quantos são os soldados que de fato estão prontos e que desejam continuar na luta contra o pecado e contra satanás.


* Está você pronto meu irmão? Está você pronta minha irmã? Você pretende se colocar em forma para a revista ou vai desistir?
Deus está formando um grande Exército para lutar contra o inimigo. E Ele está procurando soldados.


E o que Ele deseja encontrar?

I. Deus deseja encontrar homens e mulheres corajosos.


=> No velho testamento, Deus passou em revista o seu exército comandado por Gideão, seu servo.


=> E disse Deus a Gideão que tirasse de entre o povo de entre os soldados, todos aqueles que fossem covardes.


=> Passando em revista aquele exército, ele percebeu que a maioria daqueles soldados eram covardes (22.000 soldados). Jz 7.3 - Deus não queria contar com eles, seria um prejuízo para o seu reino.


=> Na obra do Senhor não há lugar para medrosos, e Deus não está interessado em números, mas na qualidade dos homens e mulheres que querem fazer parte de seu exército.


=> Jz 7.4-6 - 9.700 sem confiança.


Um dos grandes problemas na Igreja de Jesus Cristo são os medrosos; aqueles que não se engajam na luta, que não enfrentam o pecado, quem não lutam contra satanás, mas que vivem derrotados e vencidos.


=> Creio ser hora de tomarmos definições sérias para nossa vida religiosa, precisamos definir o que queremos como cristãos!


=> Qual é o nosso objetivo? Conhecemos a seriedade de ser um soldado?
=> Você pertence ao exército de Deus? Você quer pertencer?


=> Então você precisa ter coragem para lutar, para trabalhar, pois no reino de Deus não há lugar para medrosos, para covardes, que não querem assumir compromisso, que não querem ter responsabilidades.


E o que Ele deseja encontrar?

II. Deus quer encontrar homens e mulheres preparados.


=> O soldado precisa estar com a armadura completa, e Paulo apresenta a armadura do crente. Ef 6.10-17


=> É a partir daqui que nos é apresentado a armadura de Deus para lutar contra satanás. Estar preparados é o que Deus quer de cada um de nós.


=> E só podemos estar preparados quando gastamos tempo na meditação da palavra, quando oramos, quando vivemos em comunhão fraternal e com isso uma vida frutífera e de testemunho. Precisamos estar preparados para a guerra.


=> Não adianta coragem sem preparo, é derrota certa.


=> O que se lamenta é que muitos não estejam preparados para coisa alguma, pois já vivem derrotados, e desanimados em suas vidas. Se você é um destes, então desperta enquanto há tempo, então há oportunidade.


=> Mantenha acesa a sua lâmpada da fé e não permita jamais que o azeite se acabe e a lâmpada se acabe. Mt 25.1-13


E o que Ele deseja encontrar?

III. Deus quer encontrar homens e mulheres olhando para o alvo.


=> Uma tropa corajosa e preparada precisa ter alvos, e se não tiver, tudo está perdido. O alvo do crente é Jesus, e todos que tiram os olhos de Jesus fracassam - Hb 12.1, 2.


=> Muitos tem naufragado na fé pelo fato de tirar os olhos de Jesus. Se você quer ser um vencedor, não olhe nem para a direita e nem para a esquerda e muito menos para baixo, olhe para cima, olhe para Jesus.


=> Quando o rei Josafá recebeu o aviso de guerra dos Amonitas, ele orou: “… não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos no Senhor” – II Cr 20.12.


=> Muitas pessoas vivem derrotadas porque não olham para Jesus, seus olhos estão postos no mundo e seus pecados, e vivem desejosos de participar comendo suas bolotas.


=> Sendo assim você não está preparado para a guerra, você não tem alvo definido em sua vida… Jesus disse: “Aquele que lança mão do arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”- Lc 9.62.


E o que Ele deseja encontrar?

IV. Deus quer encontrar homens e mulheres que tenham certeza da vitória.


=> O apóstolo Paulo diz que a vitória é certa – Rm 8.35-37


=> Deus quer encontrar homens e mulheres que tenham fé e certeza da vitória. Venha o que vier, custe o que custar, a vitória é nossa, pois Deus a garantiu.


=> Eliseu foi um profeta que viveu todos os dias na certeza de que Deus lhe daria a vitória. II Reis 6.15-17.


=> Eliseu era um homem de fé, e por isso um homem de vitória. Deus quer encontrar crentes de fé.


Conclusão


* O Senhor dos exércitos passa em revista o exército para a guerra.
* E deseja encontrar em sua igreja homens e mulheres corajosos; preparados; que tenham alvos, objetivos; e que tenham fé suficiente para viver uma vida de vitória.


FONTE: http://sermoesonline.pibja.org/category/igreja/page/5/ - Pr.Cirino Refosco
window.google_render_ad();


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem